- Central de Atendimento: (42) 3234-1134
- Siga a gente:
- Comercial: (42) 998440278
- Bandeira tarifária vigente: Vermelha P1
Quem Somos
Nossa História
Conheça a evolução histórica da ELETRORURAL/CASTRO-DIS
Há mais de 50 anos dezenas de famílias saíram da Holanda para tentar uma nova vida no Brasil. Vieram em busca de novas oportunidades e terra para construir um futuro. Um dos locais escolhidos pelos imigrantes para começar a colônia foi a cidade de Castro no interior do Paraná. Com valores baseados na fé, educação e cooperativismo nasceu a Colônia Castrolanda. Décadas passaram e a pequena colônia cresceu e hoje faz parte do agribusiness.
Durante estes anos investiram maciçamente em pesquisas agropecuárias utilizando tecnologias disponíveis.
Para dar suporte a todo esse desenvolvimento foi necessária muita energia, inclusive a elétrica. No inicio da colônia essa energia era produzida por geradores trazida pelos próprios imigrantes. Com o aumento do numero de moradores e as exigências da infraestrutura de produção de Colônia Castrolanda, foi preciso trazer energia elétrica em maior quantidade e qualidade para o meio rural em que as propriedades se localizavam. Como a distribuidora de energia da época não mostrou interesse neste seguimento de consumo foi criada em 08 de abril de 1970 a ELETRORURAL- Cooperativa de Eletrificação Rural de Castrolanda Ltda. Nestes quase 50 anos a Eletrorural com equipe enxuta e eficiente instalou linhas de distribuição de energia, ligou o produtor ao conforto, ao progresso, induziu o desenvolvimento, e é parceira dos associados nos seus negócios.
A década de 1990
A década de 1990 foi marcada por mudanças em diversos setores, e no elétrico não foi diferente. Do modelo estatal e centralizado, passou se para o que possibilitava a concessão de serviços de energia elétrica, com a criação e inicio das atividades da Agencia Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, regulando o setor no pais.
Nesse período, a ELETRORURAL, cooperativa de eletrificação rural situada na Colônia Castrolanda, avaliando que os custos elevados e o tamanho da cooperativa limitavam sua atuação, identificou na geração de energia a oportunidade para sua sobrevivência. Por isso, decide convidar a CERAL, Cooperativa de Eletrificação Rural de Arapoti, para em conjunto iniciar estudos à geração de energia elétrica. Visitando inúmeros projetos para geração de energia, depois de diversos estudos realizados, a conclusão seria a construção de uma PCH – Pequena Central Hidroelétrica no município de Jaguariaíva-PR onde foi fundada a Pesqueiro Energia S/A. Inicialmente, foi a ELETRORURAL quem requereu a autorização para os estudos junto a ANEEL, mas logo co,partiçhou o projeto com a CERAL de Arapoti para uma parceira no desenvolvimento do projeto, e a participação na sua execução e investimento na PCH para a geração de energia elétrica, com responsabilidade de 50% sobre os custos e despesas para cada cooperativa. Na execução do projeto, por restrições financeiras impostas pela demora na aprovação de recursos via programas federais, foi necessário buscar novo parceiro, chegando à CERIPA – Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí – Paranapanema – Avaré Ltda., que também atuava na eletrificação. As cooperativas de três colônias holandesas, todas atuando na mesma atividade, constituíram, em 31 de junho de 2000, a Pesqueiro Energia S/A, a qual inaugurou em janeiro de 2003 a PCH Pesqueiro, que tem potencia instalada de 12,44 MW.
Por força de legislação que regula o setor elétrico brasileiro a ELETRORURAL constituiu a ELETROGERAÇAO S/A que é acionista junto com as duas parceiras da Pesqueiro Energia S/A. A ELETRORURAL continua na distribuição , a ELETROGERAÇAO S/A a investidora em geração, mudança exigida por lei.
Junto com a nossa parceira de Arapoti, cooperativa de eletrificação, atendendo a determinação do Governo Federal, através da lei 9.074 de 1995, a ELETRORURAL- Cooperativa de Eletrificação Rural de Castrolanda Ltda., iniciou no ano de 1999, com a COPEL – DIS , negociações que combinaram na definição de área de atuação da ELETRORURAL para que a cooperativa transformasse em distribuidora de serviços públicos, através de uma permissão para atendimento. A proposta encaminhada pela agencia reguladora – ANEEL não foi aceita pela cooperativa pois praticamente inviabilizava a continuação da cooperativa.
A Criação da Castro-DIS
Passaram anos com estudos, ajustes, aperfeiçoamentos nas resoluções entre agencia reguladora, órgãos de representação das cooperativas, para que o enquadramento como permissionária fosse feita da melhor maneira possível.
Foi criada em 23 de março de 2018 a CASTRO-DIS – COOPERATIVA DE DISTRIBUIÇAO DE ENERGIA ELETRICA DE CASTRO para que a Prestação do Serviço Publico de Distribuição de Energia Elétrica seja feita pela CASTRO-DIS.
Em 24 de setembro de 2018 foi assinado o Contrato de Permissão para Prestação de Serviço Publico de Distribuição de Energia Elétrica que celebram a União e a Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Castro – CASTRO-DIS.
No dia 30 de outubro de 2018 na 40ª Reunião Publica Ordinária da Diretoria da ANEEL foi homologada as tarifas iniciais da Cooperativa de Distribuição de Energia Elétrica de Castro – CASTRO-DIS, a vigorar a partir de 01/11/2018 ate 29/07/2018 (Resolução Homologatória Nº 2.477 de 30/10/2018).
A CASTRO-DIS possui cerca de 2.300 unidades consumidoras, atendendo as áreas rural e urbana. Com o crescimento da região dentro do poligonal de atuação, a distribuidora vem realizando melhorias em suas redes, equipamentos e em subestação, mantendo a equipe preparada para novos desafios, com objetivo de levar energia de qualidade, gerando confiança e bem – estar a seus cooperados e consumidores.
veja também: Conheça nossa Diretoria